Informações educativas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Vereador Eudes, de Vista Alegre é eleito Presidente da Câmara de Croatá com a ajuda de vereador da oposição

Vereador Eudes (PDT) foi eleito por 6 votos, com a ajuda de um voto da oposição
Como Croatá o mandato da mesa é de apenas um ano, para o ano de 2020, último ano de legislatura, tiveram 03 chapas concorrentes:


A chapa 01 formada pelo candidato João Damasceno de Abreu, sendo este cargo único. 

A chapa 02 foi formada pela candidata a presidente vereadora Eunice Magalhães Felinto (MDB), com vice Libânea Marques (MDB); 1º Secretário vereadora Maria Pereira de Sousa Santos (PSDB);  2º Secretário vereador Mauriene Francisc Otaviano (MDB)

A chapa 03 foi formada pelo candidato  a presidente Vereador Francisco Eudes da Silva (PDT); com vice vereador Erivan Bezerra da Mata (PDT); 1º Secretário Claudiomiro Oliveira Olanda (PSD); 2º Secretário vereadora Vitória Régia Lima Fontenele (PDT)

Ao colocar em votação, a primeira vereadora a votar, Eunice, votou na chapa 02; em seguida Claudiomiro votou na chapa 03. 



A surpresa foi o Vereador Antônio Mita (MDB), de Barra do Sotero. Mesmo sendo do lado do ex-prefeito Antônio Onofre, ele foi contra o grupo e votou na chapa 03, encabeçada pelo Vereador Eudes, que representa a situação (Grupo de José Antônio). 

Contudo, o vereador justificou seu voto, dizendo que por acordo de bancada, era ele para ser votado pelo grupo neste quarto ano de mandato para presidente. Disse que somente Mauriene teria prometido a votar nele, mas como este não fora aceito pelos demais, resolvera votar no vereador da situação. Disse que isso não significa que ele seja 12, ficaria no 15 exceto se fosse expulso pela presidente do partido, Dona Eunice. Em seguida, a vereadora Maria Pereira votou na chapa 02.

No voto seguinte, a Vereadora Libânea (MDB) justificou seu voto na chapa 02, Eunice Magalhães dizendo que realmente seu grupo tinha um acordo, porém, ela teria gravações onde não era bem o que o vereador antecedente falara, pois "quem não queria, agora quis". Mas ela, firmemente não iria votar contra seu grupo e manteria sua palavra. 

Em seguida, o vereador Aragão votou na chapa 03; O vereador Eudes votou na chapa 03; Erivan votou na chapa 03; Mauriene votou na chapa 02. 

O décimo vereador a votar foi o Vereador João Damasceno, que disse que "tinha a dignidade, sou uma pessoa certa, não aceito cabresto de forma nenhuma, eu voto com minha consciência, nem que seja só um voto, voto na chapa 01". João Damasceno também foi surpresa, porque é da bancada da situação e não votou com o grupo. 

A última vereadora a votar foi a Vitória Régia, que votou na chapa 03. Temos então o seguinte resultado:

Chapa 01: 01 voto
Chapa 02: 04 votos

Chapa 03: 06 votos, sendo eleito o vereador Eudes por 06 votos. O mesmo agradeceu aos vereadores que votaram nele, em especial o Claudiomiro que deu força a ele, bem como o Vereador Antônio Mita, e disse agradeceu aos demais que não votaram, que "numa próxima vez, pode ser que vote, né?", arrancando risos e aplausos dos presentes. 

Disse que sua gestão vai se espelhar na do Claudiomiro ou seja, com muita honestidade e transparência.  Disse que ano que vem terá eleições e "quem trabalhar passa, quem não trabalhar fica", arrancando aplausos. 

Geramente nestas eleições tem-se surpresas. Nesta, foi o Vereador Toinho da Barra, que votou na situação embora tenha declarado que não mudou de lado; e Damasceno que disse que não tem "cabresto" e votaria nele mesmo. 


Nenhum comentário: