Informações educativas

domingo, 16 de dezembro de 2018

Um terço dos municípios deve fechar o ano devendo o salário de dezembro ou o décimo-terceiro, diz Confederação Nacional dos Municípios



Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios revela que 1/3 das prefeituras não terão como pagar o 13º salário e o mês de dezembro em dias aos funcionários municipais. Mesmo as que já pagaram a primeira parcela do décimo, estão sem o dinheiro para pagar a segunda, que se vence agora dia 20 de dezembro.

No país existem 5,6 mil prefeituras e destas, 4.559 foram ouvidas e cerca de 1.444  destas mencionaram esta dificuldade.

O atraso deve-se a grave situação financeira que estão os municípios. Metade das prefeituras estão com dívidas dos fornecedores, e cerca de 15,5% dos prefeitos estão cientes que não conseguiram pagar em dias os salários do mês de dezembro.

Técnicos do Tesouro Nacional afirmam que como o mandado dos prefeitos terminam apenas em 2020 a Lei de Responsabilidade Fiscal exige a existência de caixa apenas no último ano de mandato, ou seja, nos últimos dois quadrimestres, o que evita a prisão dos prefeitos.

Desta forma os prefeitos estão cortando despesas de custeio, gastos com pessoal, cargos comissionados, bem como enxugando a frota e reduzindo o horário de expediente para diminuir os gastos e mesmo com isso não estão conseguindo.

Nenhum comentário: