Informações educativas

sábado, 28 de maio de 2016

Servidores de 600 cidades enfrentam atraso de salários

Os cofres vazios em grande parte das prefeituras do País têm se refletido diretamente nos bolsos dos funcionários municipais. Em 576 cidades, os prefeitos não têm conseguido pagar em dia o salário dos servidores. Desse total, 11% estão com atraso superior a seis meses, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios.
Uma das cidades é Redenção, na Região do Vale do Acarape, no Ceará, onde muitos servidores não recebem salários há três meses. O atraso dos salários para o pessoal da limpeza pública chega a cinco meses. O Município passou, nos últimos três anos, pelo inchaço da folha de pessoal, com a contratação de terceirizados e a administração municipal acabou perdendo o controle das finanças. A Lei de Responsabilidade Fiscal, no caso de Redenção, foi rasgada e o prefeito da cidade, Antonio Bandeira (PDT), poderá enfrentar ações de improbidade administrativa.
No Piauí, por exemplo, algumas prefeituras foram acionadas na Justiça para fazer o pagamento dos funcionários. Esse é o caso do município de Boa Hora, a 156 quilômetros de Teresina. Mergulhada numa forte crise financeira, os servidores públicos estão há quatro meses com salários atrasados. Diante da situação, os professores decidiram fazer greve por tempo indeterminado ou até receberem os pagamentos. A dívida inclui ainda salários de vigias, zeladores e secretários escolares.
Além dos meses em atraso neste ano, há outras pendências na conta da prefeitura: salários em aberto referentes a dezembro de 2012, dezembro de 2014 e a novembro e dezembro de 2015. Veja reportagem completa clicando aqui.

Nenhum comentário: