Informações educativas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Planalto esclarece que Dilma virou masoquista


O Planalto divulgou uma nota oficial que começa assim: “A presidenta Dilma Rousseff não está preparando uma reforma ministerial, esclareceu na tarde desta sexta-feira (15) a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.”
Quem lê percebe o quanto é importante na vida não confundir as coisas. Não confundir alhos com bugalhos. Não confundir um verso de Augusto Frederico Schmidt (‘Se chegasse à tua casa, o tímido olharia’) com uma hipótese apavorante: se chegasse à tua casa o time do Olaria…’
Antes do Natal, Dilma jantou com o dono do PSD, Gilberto Kassab, que não admira. Antes do Carnaval, recebeu os mandarins do PDT e do PR –Carlos Lupi e Alfredo Nascimento—, ambos varridos da Esplanada na pseudofaxina de 2011. Nascimento levou consigo o deputado Anthony Garotinho, que Dilma abomina.
A presidente não é popular entre os políticos. O time do Olaria vai ao Alvorada e ao Planalto para visitar a caneta dela, para cortejar o Diário Oficial. Imaginou-se que Dilma recebia gente que não suporta porque o pragmatismo eleitoral lhe impõe uma reforma ministerial. Mas o Planalto pede: não confundir pragmatismo com masoquismo.
Ninguém suspeitava. Mas Dilma, sabe-se agora, é chegada num autosuplício. É compreensível que a presidente negue o inegável. Ela sabe que corre o risco de empurrar para dentro de sua equipe representantes de legendas que não dispõem do ótimo para lhe oferecer. Nem mesmo do melhor.
Em algum momento, lá para meados de março, a dona da caneta terá de enviar ao Diário Oficial suas decisões. Dilma talvez se renda. São esses aí que vocês têm? Então me dá o impensável, me manda o inadmissível, me vê o inaceitável!
Conforme a nota do Planalto tenta esclarecer, não há reforma ministerial em preparação. Dilma não planeja propriamente uma troca de ministros. Masoquista, ela está prestes a trocar de cúmplices. (Josias de Souza)

Nenhum comentário: