Informações educativas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

São francisco - Católicos festejam o Santo da natureza


Francisco de Assis, de Canindé, das Chagas. Os nomes assumem simbologias diferentes, mas a figura é a mesma. Nascido em 1182, em Assis, na Itália, o Santo é lembrado, sobretudo pela sua fraterna relação com a natureza e com os pobres. Ontem (4) foi dia de relembrar o mártire. Na Capital cearense, católicos participaram de celebrações em homenagem ao padroeiro da ecologia. Conforme a Arquidiocese de Fortaleza, no Estado, Canindé, Cascavel, Dias Macedo, Otávio Bonfim, Jacarecanga, Pacajus e Parque Potira são algumas das Paróquias que festejam o Santo. 

Na tarde de ontem, devotos no bairro Jacarecanga, foram às celebrações realizadas na Paróquia São Francisco de Assis. Entre orações, cânticos e louvores, fiéis agradeceram as “graças” vindas do Santo. O padre Gilson Soares, comentou que, a celebração sempre agrega os antigos moradores, que conservam-se fiéis na fé e na tradição. “A religiosidade nesta área ainda mantém-se muito forte”, destacou.

DEVOÇÃO NORDESTINA

Para o frei Nilton Pereira, reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, a celebração da festa de São Francisco tem uma profunda ligação com o povo nordestino. De acordo com ele, comumente chamado de Francisco das Chagas, pelos cearenses, o Santo representa a devoção pela superação dos males e misérias. “O São Francisco popular não é aquele glorioso, mas sim aquele das Chagas, que se identifica com o povo”, explicou.

Fonte: Jornal O Estado

Nenhum comentário: