Informações educativas

domingo, 19 de setembro de 2021

Ceará e mais 12 estados mantêm vacinação contra covid em adolescentes

Ceará, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal, planejam manter a vacinação contra a covid em adolescentes sem comorbidade. 

O uso da vacina da Pfizer para pessoas com 12 anos de idade ou mais foi autorizado em junho deste ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A continuidade da imunização é contrária à resolução do Ministério da Saúde de suspender a vacinação dos jovens com idades entre 12 e 17 anos.

Um estudo feito pelo Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo concluiu que a morte do jovem não foi causada pela vacina. Segundo o diagnóstico que reuniu 70 pesquisadores, a causa foi a doença autoimune, púrpura trombótica trombocitopênica (PPT), considerada rara e grave. 

Outra entidade que recomendou a manutenção da vacinação de adolescentes foi o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Em nota técnica publicada na noite de sexta-feira, o CNS seguiu a linha adotada no posicionamento da Anvisa na quarta-feira e esclareceu que “não há qualquer comprovação de relação da morte do jovem com a vacina contra a covid-19” e que “a vacinação é a melhor evidência para reduzir de casos e óbitos decorrentes da covid-19”.

Nenhum comentário: