Informações educativas

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Novo decreto permite aulas presenciais do ensino superior e feiras livres

De acordo com o novo decreto estadual de enfrentamento à pandemia de covid-19, publicado em Diário Oficial do Estado (DOE) no último sábado (26), a partir de hoje (28), fica liberado o retorno às aulas presenciais do ensino superior em faculdades e universidades, além da permissão para a realização de feiras livres em todo o estado.

As novas medidas foram anunciadas pelo governador Camilo Santana (PT), na última sexta-feira (25), por meio de transmissão ao vivo em suas redes sociais. Mesmo com as autorizações, o chefe do Executivo estadual, acompanhado do secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, doutor Cabeto, manteve o toque de recolher diário, das 23 às 5 horas.

Segundo Camilo, a flexibilização e equidade das medidas restritivas estaduais para impedir a disseminação do coronavírus no Ceará só foi possível por causa da considerável queda dos índices de positividade – conforme dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a cada dez exames realizados, apenas dois apresentam resultado positivo – e mortes, menos de dez por dia, pela doença e devido ao avanço da campanha de imunização no estado.

“Fica autorizado em todo o estado o retorno presencial do ensino superior, com a opção de os alunos escolherem pelas aulas de forma remota. Também serão liberadas as feiras livres, seguindo todos os protocolos sanitários que serão publicados no decreto. Com a queda do número de casos e óbitos, o nosso comitê decidiu, também, igualar a macrorregião do Cariri com as demais regiões cearenses”, destacou.

Ademais, o governador informou que os decretos estaduais passarão a ter validade de duas semanas e aproveitou para reiterar a necessidade da manutenção dos cuidados básicos no combate ao vírus e suas variantes. “Não podemos relaxar nos cuidados. É fundamental que cada um faça sua parte. Precisamos continuar respeitando as regras sanitárias, evitar aglomerações e sempre usar a máscara”, reforça.

Nenhum comentário: