Informações educativas

terça-feira, 29 de junho de 2021

Manifestantes ocupam prédio do Centro de Referência LGBT de Fortaleza


 Manifestantes em apoio à pauta LGBTQIA+ ocuparam na tarde desta segunda-feira, 28, o prédio do Centro de Referência Janaína Dutra, localizado no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. A ocupação acontece no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ e tem como principal pauta a retomada das atividades do Centro, que estão em déficit desde a transição de gestão municipal e também devido à pandemia, segundo o ativista político Ari Areia.

Ele afirma que a ocupação irá vigorar até que os movimentos sociais presentes tenham uma reunião com a Prefeitura de Fortaleza sobre o funcionamento do Centro de Referência e a aplicabilidade de políticas públicas voltadas às vulnerabilidades da população em questão. Outras duas reivindicações são a execução de planos orçamentários direcionados às pessoas LGBTQIA+ e a nova formação do Conselho Municipal LGBT de Fortaleza.


Ari explica que, desde a mudança de gestão municipal, a equipe do Centro de Referência não foi integralmente estruturada, por isso o atendimento apresenta limitações às demandas da população. Em nota, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), declarou que os atendimentos no Centro funcionam normalmente, com coordenação, assistente social e psicóloga à disposição. Processo de contratação de advogados está em andamento.


Durante a assembleia ocorrida ao longo desta tarde, foi celebrada uma missa ecumênica em homenagem às vítimas da LGBTfobia de 2020. Participaram do momento as seguintes entidades religiosas: Igreja Apostólica Filhos da Luz, Coletivo Girassóis, Igreja Batista Soul Livre, Diversidade Católica Fortaleza, Igreja Cristã Maranata, Juventude Franciscana, Igreja das Comunidades Metropolitanas e Igreja Betesda.

 

Nenhum comentário: