Informações educativas

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Ministério Público entra na justiça contra candidaturas femininas de "faz de conta"



Um total de 13 Municípios do Ceará tem ações do Ministério Público Eleitoral com pedido de punição e cassação de candidatos eleitos ou suplentes às Câmaras Municipais que foram beneficiados por candidaturas femininas fictícias. 

Isso acontece quando os partidos lançam os nomes das mulheres apenas para preencher a exigência da legislação que estabelece a destinação de 30% do número de vagas da chapa à Câmara de Vereadores para candidaturas femininas.

A cidade de Pacatuba não aparecia, nos últimos levantamentos, na lista dos Municípios onde o MPE agiu para combater as fraudes nas eleições de 2020.

Além de Pacatuba, duas outras cidades – Croatá e Russas – já tiveram decisões semelhantes, com punição aos dirigentes municipais de partidos e anulação de chapas à Câmara de Vereadores. Mais 10 cidades –   Baturité, Barbalha, Granjeiro, Itapajé, Senador Pompeu, Granja, Mauriti, Martinópole, Nova Russas e Ocara, apresentam, também, ações que tramitam na Justiça Eleitoral com pedido de punição aos fraudadores da legislação que disciplina o lançamento das candidaturas de mulheres.

(*) Com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

 

Nenhum comentário: