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quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Alunos da rede pública estadual passarão por ‘avaliação diagnóstica’ para recuperar aprendizagem

 Os estudantes matriculados na rede pública estadual do Ceará passarão por uma "avaliação diagnóstica" no primeiro semestre letivo de 2021. O processo vai identificar se os alunos devem passar também pela Recuperação de Aprendizagem e que será adaptada para a realidade do ensino híbrido.

O secretário-executivo de Ensino Médio e da Educação Profissional do estado, Rogers Mendes, afirma que o objetivo é trabalhar de forma paralela os conteúdos que não foram possíveis de serem desenvolvidos plenamente em 2020, ou que não tiveram condição de gerar o aprendizado esperado.


“Nós terminamos 2020 sabendo que o ensino remoto não ia dar conta de todas as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Então há um consenso no mundo, como um todo, de que a gente precisa, no ano seguinte, sempre que possível, reforçar aquelas aprendizagens básicas que são essenciais para o prosseguimento dos estudos”, descreve.


A Recuperação de Aprendizagem foi citada em Portaria publicada no Diário Oficial do Estado, na segunda-feira (11). O texto estabelece normas para a lotação provisória de professores nos estabelecimentos de ensino público estaduais.


O secretário-executivo afirma que a pasta está “se organizando” para dar conta não necessariamente de todas as matérias da série anterior, mas dos conteúdos considerados como base, essenciais para que a aprendizagem do ano em curso possa acontecer de forma efetiva.


Para definir quais serão essas matérias, é necessária uma avaliação prévia. “Nós estamos preparando o que chamamos de ‘avaliação diagnóstica’ das aprendizagens. 

 

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