O secretário-executivo de Ensino Médio e da Educação
Profissional do estado, Rogers Mendes, afirma que o objetivo é trabalhar de
forma paralela os conteúdos que não foram possíveis de serem desenvolvidos
plenamente em 2020, ou que não tiveram condição de gerar o aprendizado
esperado.
“Nós terminamos 2020 sabendo que o ensino remoto não ia
dar conta de todas as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Então há um
consenso no mundo, como um todo, de que a gente precisa, no ano seguinte,
sempre que possível, reforçar aquelas aprendizagens básicas que são essenciais
para o prosseguimento dos estudos”, descreve.
A Recuperação de Aprendizagem foi citada em Portaria
publicada no Diário Oficial do Estado, na segunda-feira (11). O texto
estabelece normas para a lotação provisória de professores nos estabelecimentos
de ensino público estaduais.
O secretário-executivo afirma que a pasta está “se
organizando” para dar conta não necessariamente de todas as matérias da série
anterior, mas dos conteúdos considerados como base, essenciais para que a
aprendizagem do ano em curso possa acontecer de forma efetiva.
Para definir quais serão essas matérias, é necessária
uma avaliação prévia. “Nós estamos preparando o que chamamos de ‘avaliação
diagnóstica’ das aprendizagens.
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