Informações educativas

terça-feira, 29 de setembro de 2020

150 escolas particulares de Fortaleza se preparam para a volta de mais turmas em outubro

Atualmente, apenas creches e pré-escolas da rede privada podem realizar atividades presenciais. A partir da próxima quinta-feira, 1º, quatro anos letivos  da rede particular passam a estar liberados pelo governo estadual. Por isso, ainda nesta semana cerca de 150 escolas da rede particular de ensino de Fortaleza devem retomar aulas presenciais.

 "A gente estima essa volta porque foi essa a quantidade de escolas que enviaram ao Sinepe os requerimentos para realizar testagens em seus profissionais", explica Andrea Nogueira, presidente do Sindicato. De acordo com o protocolo estabelecido pelo Governo, todos os professores e demais funcionários dos colégios devem ser testados antes de retornarem ao trabalho presencial. O Sinepe tem disponibilizado centros para esses procedimentos e contabiliza que 4.913 profissionais foram testados antes da volta da Educação Infantil; outros 500 teriam realizado testes desde o último sábado.

Andrea afirma que as experiências de retorno com a Educação Infantil ocorreram com êxito e foram um aprendizado para as instituições de ensino. "Estamos nos preparando desde o fim de julho, tanto em estrutura quanto nas informações para os funcionários e famílias. Diversas soluções foram elaboradas e ainda é só uma porcentagem dos aluno que poderá voltar, então tem tudo para dar certo", assegura. Nesta etapa, está permitida a volta de 35% dos 1º, 2º e 9º anos do Ensino Fundamental; de 35% do 3º ano do Ensino Médio, incluindo educação profissional; e de 35% da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já para as instituições de Ensino Infantil, foi autorizada a ampliação do limite de 35% para 50% da capacidade.

 

Nenhum comentário: