Informações educativas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Metade dos jovens brasileiros não sabe ler o básico, segundo pesquisa internacional



O Pisa, que é uma avaliação externa internacional de estudantes, expôs nestes dias, a raiz do atraso nacional. Quatro em cada dez alunos brasileiros na faixa dos 15 anos não entendem o que leem, não sabem as 4 operações e de ciências, nada sabem. E tudo isso não se dá ao acaso.


O país inteiro caiu no abismo educacional e pelas perspectivas atuais do MEC, não se tem a mínima intenção de sair dele. Os indicadores estão paralisados há uma década, ou seja, faz dez anos que a educação do Brasil está exposta no Pisa, de ponta-cabeça.  E fica por isso mesmo.

Num ranking de 79 países, o teste de 2018 colocou os alunos brasileiros nas 20 piores posições em  leitura, matemática e ciências. Ignorar não é um bom remédio contra a patologia da ignorância. É preciso enxergar o que está por trás do problema: o analfabetismo governamental.

É como se os gestores públicos lessem os dados e não compreendessem o significado. Não é que eles não vejam a solução, eles não enxergam é o problema.

Seria preciso implantar na área da educação, políticas públicas que sobrevivessem aos governos, contudo, falta iniciativa do Estado que possa ter continuidade ao longo do tempo. Um programa de bom resultado como o Mais Educação, o MEC nem toda em sua permanência para 2020. Acabou, necas de pitibiriba. 

O atual ministro Weintraub deu uma  entrevista onde diz que o problema não é do atual governo, mas 100% do PT. Mas nada disse sobre o que o atual governo está pensando em fazer para mudar o quadro. Falar besteiras como escolas cívico-militares vai resolver o problema é absurdo, pois mesmo que tivessem qualidade comprovada, só estarão presentes em 223 municípios dos 5.600 que o país possui.


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