Informações educativas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Atenção professores que estão em tempo de se aposentar

Os professores que já podem se aposentar devem correr contra o tempo, isto porque, o governo Bolsonaro promete mudar algumas regras para aposentadoria e uma delas, é a questão da idade.

Segundo a proposta, propõe-se colocar 5 anos a menos na idade vinculada ao tempo mínimo de contribuição. Exemplo: atualmente um professor pode se aposentar com 48 anos se tiver o tempo de contribuíção mínimo.

Pela proposta em estudo pelo Capitão, mesmo com a contribuição, o docente precisaria ter a idade mínima, que no caso seria 57 mulheres e 60 homens. Como neste caso tem que mudar a Constituição, se passar vai valer lá para depois do meio do ano. Contudo, eles estudam uma transição, que aí varia de pessoa para pessoa, o fato é que tudo dependerá da idade mínima geral a ser aprovada.

Por exemplo, vamos imaginar que em 2020 a regra geral seja 57 mulheres, daí que uma professora poderia se aposentar com 52 anos e 25 serviço. Porém se em 2021 passar para 58, ai a professora teria que ter 53 anos + 25 contribuição e assim por diante até chegar a 60, no caso dos homens, 5 anos a mais (65) menos os 5 para docência.  

Assim quem já tem o tempo de contribuição deve correr contra o tempo, provar através de contracheque, diários, etc. caso a  pessoa tenha o tempo, mas não esteja registrado no INSS, senão terá que passar mais alguns anos aguentando aluno chato em sala de aula. 

Nenhum comentário: