Informações educativas

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Investimento em professor é desafio para a educação


Ao olhar para as melhores experiências no mundo, especialistas garantem que só haverá evolução se o próximo governo investir fortemente no professor.

As mudanças em várias nações vêm da constatação de que a qualidade do docente é fator determinante para o ganho de aprendizagem do aluno. Os dados revelaram que estudantes de um bom professor faz uma diferença considerável na vida do aluno.

 Segundo pesquisas, um professor de qualidade tem o domínio do conteúdo que ensina e uma boa gestão de sala de aula, com estratégias que mantêm alunos envolvidos e técnicas de ensino eficazes.

O que se coloca como empecilho no Brasil é a precariedade na formação de professores, além dos baixos salários é claro. Enquanto se discute a BNCC, é uma realidade distante, além do fato do governo investir mais no ensino superior do que na base. Só no FIES, investe-se 18 vezes mais do que na formação de professores. 

No que se refere a salário, paga-se na Educação Básica apenas 50% do que nas outras áreas profissionais e não se tem esperanças de melhoria, porque sequer o Caqui (Custo aluno qualidade) foi implantado, por falta de receitas. Se fosse implantado, teria um salto do per capita atual de R$ 3.016,67 para algo em torno de R$ 8.000,00 e por consequência, a questão salarial do docente. 

Pesquisas revelam que os piores alunos do Ensino Médio são justamente os que cursam pedagogia ou outros cursos de professores, ou seja, o fazem por falta de opção. Estudos realizados pela Fundação Lemann, viu que os professores perdem um tempo considerável na gestão da sala de aula, com indisciplina e chamadas.

Outro fato constatado é que os docentes que possuem melhores salários, não é pela produtividade e sim, pelo tempo de serviço. Nos países que a educação imprime resultado, deve-se   a combinação de salários adequados, alto profissionalismo e pressão para responsabilização. Você é promovido por desempenho, não por ser mais velho, e as pessoas desmotivadas e que não dão bons resultados não são toleradas.

Nenhum comentário: