A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debaterá, na próxima terça-feira, em Brasília, tema que mobiliza sindicatos de professores de todo o País: o número máximo de alunos por turma nos diferentes níveis da educação básica. O foco da audiência pública será o projeto de lei do Senado que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para estabelecer o limite de 25 estudantes por sala na pré-escola e nos dois primeiros anos do ensino fundamental.
Nos demais anos do ensino fundamental e no ensino médio, o limite passaria a ser de 35 estudantes. ”Temos hoje uma desproporção muito grande da quantidade de alunos por professor. Os organismos internacionais de educação recomendam, no máximo, 35 alunos por sala de aula”, disse a relatora.
Alice Portugal destacou que há, inclusive, um limite físico para que o professor se possa fazer ouvir em turmas muito grandes. Ela lembrou que muitos docentes entram de licença médica em virtude de problemas na voz. (das agências de notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário