Informações educativas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Risco de colisão entre aviões e urubus leva MPF a mover ação civil contra prefeitura de São Luís


Quem chega ou sai da capital do Maranhão de avião corre riscos que desconhece. No aeroporto de São Luís, batizado de Marechal Cunha Machado, as aeronaves disputam o espaço aéreo com urubus. Algo que potencializa o perigo de acidentes.
Numa tentativa de evitar colisões entre aviões e aves, o Ministério Público Federal acionou naJustiça a prefeitura de São Luís. Por quê? Atribui-se ao município a presença dos urubus na área de segurança aeroportuária.
A Infraero verificou que os urubus são atraídos por depósitos irregulares de lixo que funcionam nos arredores do aeroporto. Juntam-se nos monturos resíduos residenciais e o lixo produzido por negócios como um mercado de peixe, uma granja e um frigorífico.
A pedido da Procuradoria da República, o Ibama inspecionou o lixo. Atestadas as irregularidades, encaminhou à Secretaria de Obras e Serviços Públicos da prefeitura um relatório com as providências que deveriam ser adotadas.
Como a prefeitura não se deu por achada, o Ministério Público viu-se na contingência de recorrer à Justiça Federal. A ação civil inclui um pedido de liminar. Deseja-se obter uma ordem judicial que determine a imediata remoção dos alimentos de urubus. (Josias de Souza)

Nenhum comentário: