Informações educativas

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Folclore Brasileiro e a sexta-feira Santa

Não pode varrer a casa na sexta-feira
da paixão
Para muitas pessoas a sexta-feira santa é considerada um dia sagrado, tanto que muitas atividades diárias como tomar banho e limpar a casa não podem ser realizadas neste dia. Também não pode pentear os cabelos, cortar as unhas,  pegar em dinheiro...

Também não pode beber leite, fazer sexo também não - o homem pode ficar impotente.

Só pode fazer jejum, ouvir música jamais. E beber álcool somente se for bebidas Santas como o vinho (porque o padre bebe na missa).

E porque comer peixe? O fato de não se comer carne com sangue na Sexta-feira Santa quer demonstrar o respeito ao sangue derramado por Cristo. Aliado a isso está o fato do peixe ter sido o alimento dado pelo próprio Cristo ao povo faminto.

Porém é preciso deixar claro que tais costumes são tradições da religião católica, que são deixadas de pais para filhos, sem nenhum questionamento, como bem diz José Carlos Pereira no Livro "O encantamento da Sexta-feira Santa: manifestações do catolicismo no folclore brasileiro'. Sã proibições sem nenhum sentido ou lógica, apenas por questões culturais e de tradições, já que muitas pessoas não questionam doutrinas que lhes são repassadas.

Em outras palavras são mitos que se perpetuaram ao longo do tempo, principalmente nas áreas rurais. Cada Estado do Brasil tem seus mitos em decorrência deste "grande dia", cada um com suas peculiaridades. Tem histórias incríveis, gente que se transforma em lobisomem se desobedecer isso ou aquilo, etc. Dá para ler o livro clicando aqui. 


Nenhum comentário: