Informações educativas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Agricultores protestam por falta de milho no CE

O reduzido estoque de milho nos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o atraso no transporte dos grãos dos centros produtores para o Ceará provocaram uma situação crítica para os criadores. Em decorrência desse quadro de desabastecimento, a Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec) lança hoje um manifesto com o objetivo de sensibilizar o Governo Federal.


"A situação é crítica e se agrava a cada dia por causa da seca registrada neste ano", observou o presidente da Faec, Flávio Saboya. A quota prevista de milho para o Ceará não está chegando. No campo, a situação é desesperadora para assegurar alimentação ao rebanho, bovino, ovino, suíno e aves. A falta de estoque de milho decorre do fato de que os caminhoneiros preferem fazer o transporte para Estados próximos às áreas de produção (Sul e Centro-Sul), pois conseguem frete de retorno, a trazer o produto para o Nordeste.

Esse seria o principal empecilho, segundo esclareceu recentemente o superintendente regional substituto da Conab, Anastácio Fontelles. Para a segunda quinzena do mês de julho, a Conab aguardava a chegada de 24.500 toneladas do grão. (Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário: