A data para o pagamento da parcela extra do Garantia safra deverá
ser paga ainda esta semana. As negociações foram definidas, ontem, e ainda hoje
será feito o empenho pelo Governo do Estado junto à Caixa Econômica. Este
esforço antecipa em um mês o pagamento do benefício pelo Governo Federal, sendo
discutido hoje, durante a reunião do Comitê Gestor do Fundo, financiado pelo
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Segundo o titular da SDA, Nelson Martins, a antecipação é uma iniciativa do Governo do Estado, com recursos próprios, no sentido de atender de imediato aqueles que foram os mais prejudicados com a seca. Ao todo, está prevista a liberação de cerca de R$ 30 milhões, beneficiando 176 Municípios e 239.982 agricultores. "Apesar dos recursos serem do Governo do Estado, o repasse somente será realizado em concordância com o cadastro do MDA, favorecendo os Municípios que estão aptos a receber os benefícios a partir dos laudos aprovados pela Ematerce", disse.
Nelson Martins lembrou que, a rigor, o Garantia Safra está estabelecido para chegar ao trabalhador rural somente em julho. "Existem duas alternativas. Ou o agricultor recebe através de um cartão em qualquer agência da Caixa ou nas agências lotéricas ou na boca do caixa, conforme o cadastro registrado no MDA", salientou o secretário.
Ele reconhece que alguns Municípios vão contar com dificuldades de logística de pagamento para os beneficiados, em vista do grande número de demanda. Ele ressaltou que há localidades com mais de 6 mil pessoas aptas aos recursos do Garantia Safra. "Vamos encontrar alguma dificuldade, mas todos os esforços é para que possamos ser ágeis e para isso é que os membros do Comitê Gestor devem discutir na reunião de hoje", acrescentou Martins.
Fonte:
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário