Informações educativas

domingo, 10 de junho de 2012

Corpo em forma: Atividade esporádica pode fazer mal à saúde


É difícil para muita gente estabelecer uma rotina regular de exercícios que não conflite com o trabalho, serviços de casa, obrigações familiares e outras atividades do dia a dia. Essas pessoas sem muito tempo livre, mas ávidas por exercitar o corpo, formam uma turma que cresce em ritmo acelerado. São os chamados atletas de fim de semana. specialistas alertam para os riscos de sair da ociosidade para a atividade intensa de forma brusca e sem a orientação de profissionais capacitados.

Os "esportistas das folgas", como também são apelidados, trabalham durante todos os dias úteis sem praticar nenhum exercício físico. Em compensação, realizam alguma atividade esportiva extenuante para o seu corpo nos fins de semana e também nos feriados.

Os médicos garantem que é muito bom para o corpo e a mente participar esportes e exercícios físicos nos fins de semana. Contudo, se o corpo não estiver apropriadamente condicionado para tal, as dores e lesões serão inevitáveis.

"O atleta de fim de semana não é profissional. É crucial que perceba isso", alerta o ortopedista Alberto Matos. O especialista cita tendinites, fraturas por estresse e lesões de ligamentos como os problemas mais comuns sofridos pelos atletas de fim de semana e que podem levar a complicações mais graves.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: