Informações educativas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Conselhos divulgam nota contrária a revalidação de diplomas do exterior


O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) divulgam nota pública contra a revalidação indiscriminada de diplomadas de Medicina obtidos no exterior.

Os representantes das entidades se reuniram nesta terça-feira (10)  em Brasília, quando avaliaram o tema e suas consequências para a saúde da população e para a qualidade da assistência oferecida.

No texto, os representantes dos conselhos pedem ao Governo a manutenção do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida), aplicado, desde 2010, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e reconhecido pelo uso de critérios uniformes, justos e transparentes na avaliação dos candidatos.

Para o grupo, sem observar estes critérios estará se colocando em risco a saúde da população e não solucionará o problema da falta de médicos em algumas regiões e em determinados serviços públicos de saúde no Brasil.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC) foi o entrevistado desta quarta-feira (11) no jornal Alerta Geral. Durante a conversa com o jornalista Luzenor de Oliveira, o médico destacou a falta de profissionais em cidades pequenas e a opinião contrária da revalidação indiscrimidada de diplomas do exterior.

Cearaagora

Nenhum comentário: