Informações educativas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Hoje é o dia das onças beberem água.



Acaba nesta sexta-feira (7) o prazo para filiações partidárias, para que candidatos possam disputar as eleições do próximo ano. Ao final do dia, muitas candidaturas e estratégias partidárias finalmente começarão a ser desvendadas ou passíveis a leituras.

 Aqui em Croatá, o pessoal está se articulando, pois quanto mais candidatos a vereador um partido tiver, e a qualidade dos candidatos for boa, mais votos se tem a coligação e assim, mais vereadores se elegem.

Muita gente não entende isso, mas é muito fácil entender. Na última eleição, o coeficiente eleitoral de Croata, foi 1010 votos para eleger um vereador. Significa dizer, que cada partido ou coligação, tinha que alcançar no mínimo este número para ter direito a uma vaga. Vou exemplificar melhor: veja os partidos e/ou coligações da eleição passada de Croatá e o resultado:

PARTIDO/COLIGAÇÃO
NÚMERO DE VOTOS
VOTOS DE LEGENDA
TOTAL DE VOTOS
N° DE VAGAS NA CÂMARA
01
PP / PC do B / PT
750
136
886
0
02
PRB / PSB
3.590
311
3.901
3
03
PSDB / PMDB / PPS
3.916
387
4.303
4

Vê-se no quadro, que a coligação 1 não elegeu ninguém, porque a soma dos votos dos candidatos não alcançou 1010. No caso da segunda e terceira, fizeram o quociente partidário a 2ª com 3 vereadores e a 3ª com 4 vereadores. Daí, como são 9 vagas, o TRE faz a distribuição das “sobras”, resultando em 1 vaga para cada coligação, daí o motivo de vereadores serem eleitos, mesmo tendo número menor de votos que outros vereadores.

No caso da primeira coligação, diz-se que seus votos ficaram “perdidos”, pois não serviram para eleger ninguém; caso tivesse se coligado com a 2ª ou 3ª coligação, teria eleito mais um vereador em qualquer coligação. Por isso, que todos os partidos ficam atrás de gente para ser candidato e eles sabem quem pode ou não ser eleito, mas aí, argumentam com promessas  apenas para a pessoa "puxar" votos para a coligação e assim, atingir o maior número possível de votos e daí, conquistar o maior número possível de vagas.

Para você, leitor, entender melhor, vou dar um exemplo: uma coligação para eleger 2 vereadores, precisa que a soma de votos de todos os candidatos dê 2020 votos. Assim, aquele candidato que teve 120 votos é importantíssimo, pois sem ele,  não  se completaria esse número e não daria direito da coligação eleger dois vereadores, que no caso, são sempre os mais bem votados que entram.

Nenhum comentário: