Informações educativas

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Trabalhos de Física do 3º Ano - Explicações

Pessoal, o trabalho de Física do 3º Ano é a coisa mais fácil que existe na face da terra, não se preocupem, vocês vão ficar até com raiva de tão fácil que é. Vejam as dicas:


A capa padrão deste exemplo deve ser seguida no pé da letra. Lembrando que não é para colocar coisa complicada não, só coisas que você tenha segurança em explicar. Lembrai-vos que é preciso ser objetivo. Se quiser colocar alguma coisa de humor ou curiosidade, esteja a vontade.

1) Associação de resistores em série. 
Colocar no (s) slide (s) de conceitos: definição ou seja o que é resistência e resistores em série; como se calcula; onde é que a gente encontra este tipo de associação (tudo isso com imagens), é só pesquisar no google imagens. 
Dizer como se comporta a resistência e a corrente elétrica nestas associações. No mínimo uma questão por componente. Diferenciar associação em série de paralelo. observação: colocar imagens, muitas sobre o assunto.

2) Associação de resistores em paralelo
Colocar no (s) slide (s) de conceitos: a)definição ou seja, o que é resistência e resistores em paralelo; b)como se calcula quando a associação tem 2 e 3 resistores ou seja, mostrar equações; c) Mostrar imagens de aplicação prática das associações ou seja, onde a gente encontra isso no dia-a-dia; d) Fazer um cálculo por componente, lembrando que tem que contemplar 2 e 3 resistores e) dizer o que acontece com a resistência e a corrente quando se aumenta o número de resistores na associação f) Diferenciar associação em série da paralelo. observação: colocar imagens, muitas sobre o assunto.

3) Capacitores
Colocar no (s) slide (s) de conceitos: a) definição b) Como se calcula a capacitância de um capacitor; c) O que tem num capacitor; d) dizer em que ele é utilizado e mostrar fotos desta utilização; e) Questões sobre capacitores  para cada membro, calculando: capacitância; carga; tensão; energia gasta. observação: colocar imagens, muitas sobre o assunto.

4) 1ª Lei de Ohm
Colocar no (s) slide (s) de conceitos: a) definição ou seja, o que é resistência elétrica nos aparelhos; b) Equação da 1ª Lei de Ohm; c) Dizer o que são condutores ôhmicos; d)  Explicar o que é potência do efeito Joule; e) Falar do gráfico da Lei de Ohm; f) Questões que tenha cálculo da: resistência; tensão; corrente; potência do Efeito Joule; observação: colocar imagens, muitas sobre o assunto.

5) 2ª Lei de Ohm
Colocar no (s) slide (s) de conceitos: a) definição ou seja, o que é resistência elétrica nos aparelhos; b) Equação da 2ª Lei de Ohm; c) diferenciar as variáveis desta lei no tocante ao comprimento e grossura dos condutores, além do coeficiente de condutibilidade; d) Realizar cálculos com esta lei. observação: colocar imagens, muitas sobre o assunto.

6) Potência elétrica
Colocar no (s) slide (s) de conceitos: a) definição ou seja, o que é potência elétrica nos aparelhos; b) Deixar bem claro que diferenciamos um aparelho que consome muita ou pouca energia através da descrição de potência; c) Diferenciar potência em watts de potência em VA (Volt-Ampére); d) Explicar o porque que as vezes, quando se liga um computador e uma impressora num estabilizador, este não aguenta e desliga tudo; e) Dizer porque na conta de luz vem kwh em vez de watts; f) Explicar o que é Selo Procel nos aparelhos; g) Fazer questões com cálculos, uma por componente, de maneira que se possa calcular potência, tensão e corrente, bem como a questão dos kwh. observação: colocar imagens, muitas sobre o assunto.





Nenhum comentário: