Informações educativas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Blog esclarece cursos de graduação ofertados pelo governo

Um dos 22 leitores do blog solicitou esclarecimentos acerca dos cursos da Plataforma Freire. Segundo o leitor, ele não conseguiu se inscrever nos cursos de licenciatura ofertados. 

Pois bem, somente podem se inscrever, professores efetivos cadastrados no Censo Escolar que são formados numa disciplina e dão aula em outra. Assim se o professor for formado em Matemática e dar aula de de Ciências, ele é leigo e no caso, pode se inscrever para licenciatura em Biologia.

Se o professor for formado em Geografia e dá aulas de matemática, ele pode se inscrever para a matemática. Esta informação já foi registrada no Censo pela Secretaria Escolar, portanto não cabe questionamentos já que o Censo abre e fecha um período no ano.

Outra coisa, só podem fazer quem dá aulas nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Assim, quem não tem pedagogia e dá aulas nos Anos Iniciais não pode fazer o curso. E quem não era professor ano passado, é impossível. 

Eu por exemplo, estava doido para fazer Química. Mas não pude me inscrever porque já estou dentro da lei, ou seja, dou aulas de Física e sou licenciado em Física.



Nenhum comentário: