Informações educativas

sexta-feira, 8 de março de 2013

Estado redefine o valor a ser dividido entre os professores

O Estado se reunião com a Apeoc para tratar novamente da questão do abono a ser distribuído no dia 28 deste mês. Foi informado por uma tal comissão lá, que foram ver direito e o valor que sobrou foi  de R$ 49 milhões 345 mil reais e não os 33 milhões de antes.

Desse valor, aproximadamente 47 milhões será utilizado para o rateio e cerca de 2 milhões para cumprir o dispositivo legal da gratificação das escolas profissionalizantes referente ao ano de 2012, conforme definido nas negociações do final de 2012.

Desta maneira, o professor fica animado, pensado que vai receber muito. Negativo, eles disseram que vão pagar de acordo com a Lei 15.243 disponível aqui LEI N.º 15.243,  aprovada no dia 06 de dezembro de 2012. E o Art. 6° desta lei, combinado com o §1º diz que: § 1º O rateio será proporcional à jornada de trabalho, ao número de meses  trabalhados  no ano letivo de 2012  e à remuneração .

Isto significa que o professor temporário vai receber uma mixaria. Até porque para quem não se lembra, em 2012 teve aquela praga de seleção. Daí os contratos contam de maio para dezembro, ou seja, 08 meses de trabalho só. Tamo lascado.

Agora, para os efetivos vai ser bom. A coisa está tão de um jeito, que o cara lá da Apeoc disse que "(...) os professores contratados por tempo determinado chegue a aproximadamente uma remuneração". Imagine se não tivesse sobrado estes quase 50 milhões. O que iríamos receber não daria nem para tampar o buraco de um dente com pastel comprado com o dinheiro.



Nenhum comentário: