Os eleitores de Missão Velha e Martinópole devem voltar às urnas neste ano para novas eleições municipais. Os prefeitos eleitos em 2020 foram afastados do cargo em definitivo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após serem considerados inelegíveis.
Outros municípios cearenses também correm o risco de passar por novo pleito, pois têm gestores ainda com pendência na Justiça.
Há prefeitos e vices na berlinda, aguardando decisões da Justiça Eleitoral, em Brasília, para tentar reverter sentenças do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE), que barraram suas candidaturas. A maioria dos impedimentos ocorreu por atos de improbidade administrativa praticados durante gestões anteriores nos municípios.
Missão Velha
Dr. Washington foi considerado inelegível, porque quando foi prefeito, deu aumento salarial a apenas 3 servidores do município, em detrimento dos demais e com isso, foi enquadrado como enriquecimento ilícito a terceiros.
Martinópole
No caso do prefeito eleito James Bel, o mesmo foi julgado por abandono de cargo público porque ficou ausente do cargo de professor nos anos de 2011 a 2016. O abandono de cargo público foi uma decisão colegiada e por isso, o mesmo ficou inelegível.
Outros prefeitos na Berlinda
Barreira
A prefeita eleita Dra. Auxiliadora (PSD) está com recurso no TSE, porque suas contas foram julgadas irregulares pelo TCE quando secretária de saúde.
Jaguaruana
O prefeito eleito Roberto da Viúva (PDT) teve suas contas desaprovadas pelo TCE quando foi Secretário de Infraestrutura nos anos 2013 e 2014 e está com ato de improbidade. O mesmo recorreu ao TSE.
Pedra Branca
O prefeito eleito Antônio Gois (PSD) teve a candidatura barrada pelo TRE para escapar de cassação em 2019 devido a várias infrações referente a 2009 e 2012 quando era prefeito. Ele recorreu ao TSE.
Viçosa do Ceará
O
prefeito eleito José Firmino (MDB) teve sua chapa cassada pelo TRE por abuso de
poder, conseguiu liminar no Supremo e aguarda julgamento pelo TRE.
Frecheirinha
O
prefeito eleito Helton Luis (PDT) Aguarda julgamento no TRE-CE por conta de
alguns questionamentos sobre sua candidatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário