Os anos
finais do Ensino Fundamental da rede pública no Ceará, do 5º ao 9º ano,
registraram o melhor resultado entre os estados do Brasil no Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com índice 5,2, em 2019.
O estado de
São Paulo alcançou o mesmo, mas não atingiu a meta esperada para 2019, que era
de 5,6. O Ceará superou em 0,6 a meta de 4,6 - cada unidade da federação tem
seu patamar a ser alcançado de acordo com estatísticas.
Mesmo
com melhora significativa de desempenho em 2019 nos anos finais, com índice de
4,9, a meta proposta para o País não foi alcançada, que era de 5,2. Apenas
sete unidades da federação alcançaram a meta esperada para 2019.
Amazonas, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraná e Goiás.
No
panorama geral, o Ceará alcançou índice de 5,4. A meta era 4,9. De acordo com
o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep), Alagoas e Ceará tiveram os progressos mais expressivos. No contexto
geral, o Estado ficou com segundo melhor desempenho, atrás apenas de São
Paulo.
Em
relação à rede privada, os resultados no Ceará não foram tão expressivos. Com
índice de 6,1, as escolas particulares figuraram entre os oito mais baixos.
Aquém do esperado para o ano passado, que era de 6,9.
Composição do Ideb
O
indicador é composto por dois tipos de dados: aprovação escolar, obtidos no
Censo Escolar, e desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação
Básica (Saeb) em língua portuguesa e matemática.

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