O pagamento
será feito por etapas. O pagamento do auxílio de três parcelas
de R$ 600 a trabalhadores informais deve começar na quinta-feira (9).
Os primeiros a receber deverão ser
pessoas que estão no Cadastro Único do governo federal mas não recebem Bolsa
Família, e que têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa. (Veja o
calendário aqui ou ao final
desta reportagem).
Não consegui baixar o aplicativo. Posso fazer o cadastro de outro
modo?
Sim. É
possível fazer registro em agências da Caixa ou lotéricas. O
governo esclarece, no entanto, que cadastro presencial será uma exceção, apenas
em último caso.
Não tenho conta em banco. Como vou receber?
Será realizada
a abertura de uma conta digital. A conta digital a ser aberta
será do tipo poupança. Essa conta, gratuita, poderá ser movimentada por meio do
aplicativo Caixa TEM.
Clique aqui para
baixar o aplicativo Caixa TEM para celulares Android.
Recebo Bolsa Família. O que eu preciso fazer para receber o
auxílio emergencial?
Quem já recebe o Bolsa
Família não precisa se cadastrar para
receber o benefício. Os trabalhadores que se enquadrarem nas
regras receberão o auxílio individual pelo mesmo meio em que recebem o Bolsa
Família.
Recebo Bolsa Família. Posso receber os dois benefícios?
Não. Porém, caso
o auxílio emergencial seja mais vantajoso que o valor recebido no programa
Bolsa Família, o pagamento do programa social será substituído pelo auxílio.
Por exemplo: se uma pessoa recebe R$ 350 do Bolsa Família, ela passará a
receber o auxílio de R$ 600 em substituição. Não é necessário pedir a alteração
do benefício, isso será feito automaticamente.
Estou no Cadastro Único mas não
recebo o Bolsa Família. Como eu recebo o benefício?
O recebimento
do Bolsa Família não é condição para receber o auxílio emergencial.
O CadÚnico só vai auxiliar na verificação da renda de quem está inscrito. Nesse
caso, quem já está inscrito no Cadastro Único receberá o pagamento
automaticamente.
Não sei se estou no Cadastro Único. O que eu faço?
Você pode saber se
está inscrito no CadÚnico de três maneiras: pelo site do Ministério da Cidadania, pelo aplicativo Meu CadÚnico e
pelo telefone.
A consulta
pelo site pode ser feita clicando aqui. Ao
acessar este link, o trabalhador encontrará um formulário. Neste formulário, é
preciso preencher o nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e
selecionar o estado e o município onde que você mora.
Após preencher, é só clicar em
"Emitir" e, assim, saber se o seu nome está ou não inscrito no
CadÚnico.
Já o aplicativo
Meu CadÚnico pode ser acessado clicando aqui e
está disponível para Android e IOS. Ao baixar, é preciso inserir as mesmas
informações solicitadas pelo site: nome completo, data de nascimento, nome da
mãe e estado.
A consulta
por telefone pode ser feita neste número 0800
707 2003. Ao ligar, você deve selecionar a opção 5.
Os horários de atendimento são das 07h às
19h de segunda a sexta-feira e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados
nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família.
É preciso estar inscrito no CadÚnico para receber o auxílio?
Não. O trabalhador que
se enquadrar nos critérios de renda não
precisará estar inscrito no CadÚnico para receber o benefício. Quem
estava inscrito, contudo, receberá o benefício na frente pela facilidade de
verificar os requisitos.
Para quem não está no CadÚnico, a verificação
será feita por meio de autodeclaração no aplicativo ou site lançado pela
Caixa nesta terça-feira (7). A Caixa estima que os recursos
serão liberados em até cinco dias úteis após o cadastro.
Tenho conta em outro banco que não a Caixa ou BB. Posso receber
por lá?
Sim. É
possível receber em uma conta já vinculada ao CPF do beneficiário.
No momento do cadastro, será necessário informar os dados da conta bancária.
Mas atenção: o prazo de pagamento vai ser
diferente. Os primeiros pagamentos serão feitos para os clientes com conta no
Banco do Brasil e conta poupança da Caixa.
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