Informações educativas

domingo, 5 de abril de 2020

Litorais Norte e de Fortaleza registram as maiores chuvas do Ceará entre sexta e sábado

Na imagem de satélite (GOES-16), canal visível, das 07h40 local, observam-se nuvens sobre o estado do Ceará (CE) bem como em grande parte do Nordeste (NE) brasileiro. Sobre o oceano, ao norte do NE e norte do Ceará (CE), há nuvens mais desenvolvidas, associadas à chuva, por causa da formação de áreas de instabilidade atmosférica. 

Entre sexta e sábado, 3 e 4, foram registradas precipitações em 72 municípios no Ceará segundo a Funceme.


Para este domingo (05), a previsão é Nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, evento de chuva.

Para esta segunda (06) a previsão é de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, chuva isolada.

Macrorregiões

Considerando os dados por macrorregiões, a mais beneficiada foi o Cariri, no sul do estado, com 601,4 mm. Este acumulado representa 60,8% acima da normal climatológica.



No mês de março, a Funceme registrou uma média acima da esperada, sendo o segundo março mais chuvoso em 33 anos. No total, foram acumulados 281,1 milímetros, 38,2% a mais que o esperado para o mês, atrás somente para o ano de 2008, em que o mês registrou 332,5 milímetros. 



Nenhum comentário: