Informações educativas

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Ceará tem um dos meses de março mais chuvosos das últimas décadas

Na imagem de satélite (GOES-16), canal visível, das 16h10 local, observam-se nuvens sobre o estado do Ceará (CE) bem como em grande parte do Nordeste (NE) brasileiro. No oceano Atlântico, próximo à costa norte do Nordeste (NE) brasileiro, há nuvens mais desenvolvidas, associadas à chuva, por causa da formação de áreas de instabilidade atmosférica.O mês de março de 2020 foi o segundo mais chuvoso nos últimos 33 anos no Ceará, diz a Funceme, com recarga de água nos principais açudes do Estado.


Segundo a Funceme, a média histórica de março é 203,4 mm e neste ano, choveu 272,9 mm. Em 33 anos, ficou atrás apenas de 2008 quando choveu 332,5 mm.


A Coger registrou que nos açudes, em 2019 ficou acumulado 680 milhões de metros cúbicos e neste ano, já se registra 2,43 bilhões de metros acumulados.

A Funceme atribui o resultado positivo a regularidade de chuvas nos 3 primeiros meses do ano. Contudo, em algumas regiões do Ceará, o cenário permanece crítico, como em Quixadá, que a bacia Banabuiú está ainda com 7,1% da carga e Castanhão, que ainda está aquém.

Pra piorar, ainda tem a questão da crise, que com mais gente em casa, mais água se gasta em todo canto.

Previsão do tempo 

Quarta - 01/04/2020
Nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, chuva isolada.

Quinta - 02/04/2020
Predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, chuva isolada.

Nenhum comentário: