Em
todo o território nacional, somente 2% das escolas públicas de ensino médio
oferecem as condições necessárias para um aprendizado satisfatório. Este é o
resultado de um levantamento feito com as instituições que atendem a alunos de
baixa renda, divulgado na quinta-feira (26).
Entre as
5.042 unidades de ensino que atendem a alunos cuja renda familiar é de até 3
salários mínimo, apenas 100 apresentaram resultados satisfatórios.
O estudo
"Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes para dar
um suporte efetivo às escolas" da Fundação Lemman, Interdisciplinaridade e
Evidências no Debate Educacional (Iede), e Instituto Unibanco destacou que
entre as melhores escolas deste grupo, 82% são de período integral.
Melhor resultado é
do Ceará
O
estado do Ceará se destacou entre as escolas com melhor desempenho no estudo.
Com 55 instituições, ficou à frente do Espírito Santo (14), Goiás (7) e
Pernambuco (7).
Rio de
Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo não se destacaram e
tiveram cada um, no máximo, três escolas entre as mais bem avaliadas.
Segundo
os pesquisadores, as boas práticas que o levantamento constatou são casos ainda
isolados e dependem de professores e diretores capazes de fazer a diferença. (G1)
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