Informações educativas

sábado, 16 de fevereiro de 2019

TSE reconduz prefeita cassada de Cascaval ao cargo e eleições suplementares são canceladas



Decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconduziu ao cargo a prefeita de Cascavel, Francisca Ivonete Mateus Pereira, e o vice-prefeito, Waltemar Matias de Sousa, na última quarta-feira, 13. Era prevista, dia 17, eleição suplementar para o município, distante 69 km de Fortaleza. O pleito ficará suspenso até decisão dos embargos declaratórios do processo no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Após recurso, a sentença de cassação dos diplomas da prefeita e do vice havia sido mantida pelo TRE-CE na sessão plenária de 28 de janeiro. Eles ficaram inelegíveis por 8 anos.

Os réus foram investigados por abuso de poder político nas eleições de 2016. Dentre os fatos, estão contratação excessiva de servidores temporários e contratação fraudulenta de estagiários; utilização de veículos do transporte escolar na campanha eleitoral; e repasse irregular de verbas para associações.

“A chapa dela não conseguiu comprovar que essas contratações tiveram motivos excepcionais, então ficou comprovado que tinha cunho eleitoral, tanto que após as eleições ela demitiu os funcionários contratados no período pré-eleitoral”, acusa Tiago Ribeiro, advogado e candidato derrotado a vice-prefeito da coligação “O povo no poder” em 2016.


Nenhum comentário: