Informações educativas

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Conselho do Fundeb de Croatá anallisa contas do PNATE


Aconteceu nesta quinta-feira (19) ás nove horas da manhã na Secretaria de Educação de Croatá, reunião do Conselho do Fundeb  com a pauta de  análise do parecer conclusivo acerca dos recursos do PNATE - Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, para envio ao FNDE. 

Na ocasião, a assessoria da Secretaria de Educação esclareceu aos presentes outros assuntos, como o comportamento da receita do Fundeb nos últimos 3 anos e o planejamento financeiro que a administração está fazendo para que se possa honrar com a folha de pagamento em dias. Foi explicado que os recursos dependem da matrícula (em queda) e da arrecadação do Fundo, que a depender da situação econômica do país, sofre variações para cima ou para baixo. 

Estes fatores culminaram com uma receita a menor em 2017 em cerca de quase 2 milhões de reais em comparação a 2016. Embora 2018 a estimativa do FNDE seja melhor, é preciso lembrar que a folha de dezembro de 2017 já foi paga com recursos de 2018, o que lembra prudência e cautela, disse o assessor da Secretaria, Prof. Gerson (Bebel).

Os conselheiros externaram a compreensão sobre a preocupação com este planejamento. O Presidente do Conselho, Prof. João Camelo disse que é preciso fazer o que se pode, pois não adianta dar bons reajustes, sem dinheiro para cobrir, o que foi concordado com outros conselheiros.

Ao final, os conselheiros aprovaram por unanimidade a prestação de contas do transporte escolar.

Conheça os conselheiros do Conselho do Fundeb de Croatá clicando aqui.


Nenhum comentário: