Informações educativas

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Sessão da Câmara Municipal de Croatá nesta quinta (08)


Aconteceu nesta quinta-feira (7) a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Croatá. Na ocasião, o primeiro a fazer uso da tribuna foi o Antônio do Sindicato que possui ação ativa na instituição. Ele falou que os professores estão em estado de greve e os Agentes de Endemias também por conta de reajuste. No caso dos Agentes de Endemias, porque desde 2015 não possuem reajuste e no caso dos professores, porque reivindicam um aumento maior do que o que foi dado. Disse que a administração não recebe o sindicato para conversa.


O Vereador Erivan Bezerra de Barra do Sotero fez uso da palavra, disse que o Prefeito Thomaz e a Secretária de Educação Profª Clara estão com as portas abertas da administração para o diálogo e para discutir o assunto. Nunca a prefeitura recebeu qualquer tentativa de negociação pelo sindicato, nem ofício, nada e acha estranho que o apoiador do sindicato que fez uso da tribuna diga a expressão "falta de diálogo". 

O Vereador Erivan Bezerra mencionou a queda de recursos que houve no ano de 2017 em mais de dois milhões e isso impactou muito, e mesmo assim a administração municipal manteve seus trabalhos. Disse que se o prefeito não faz mais, é porque existe uma limitação de recursos como todos sabem. 


Ainda sobre a questão do piso dos professores, o Presidente da Câmara, Vereador Claudiomiro disse que participou de uma reunião na Secretaria de Educação e que os técnicos mencionaram que o piso seria concedido aos professores que possuem o ensino médio nos termos do Art. 2º da Lei 11.738/08 e que para os demais que ganham valores acima do piso, iriam receber o que garante o Art. 52 do Plano de Cargos e Carreiras que é um reajuste nunca inferior ao INPC, que foi 2,07%.

O Vereador Presidente fez umas ponderações sobre a capacidade financeira da prefeitura e o atendimento dos direitos. Falou da queda de matrícula a cada ano, então os recursos também caem e como fica a despesa? É bom que se busque os direitos, mas também que se tenha responsabilidade com o equilíbrio da receita e da despesa, ressaltou.

Por fim leu dois projetos de Lei. O que institui o Sistema de Ensino em Croatá, que a partir deste ato, o Conselho Municipal de Educação de Croatá credenciará suas escolas e o projeto que permite os alunos da Escola Flávio Rodrigues participarem da seleção de estagiários. 


Nenhum comentário: