Foi publicada no Diário Oficial da Uninão desta sexta (5) a Portaria nº 4, de 4 de janeiro de 2018 que institui no país o Programa Mais Alfabetização, que consiste na inserção do Assistente de Alfabetização para ajudar os professores das turmas de 1º e 2º Anos no processo de alfabetização.
Terão direito ao assistente e recursos para compra de materiais, as turmas que tenham no mínimo 10 alunos por série e que, tenham dificuldades na alfabetização e 2) As famílias tenham baixo poder aquisitivo.
Interessante que na Portaria, diz que um dos motivos é o alto índice de reprovação no país inteiro no 3º Ano, cuja média é 12,2% ou seja, muitos dizem que não pode reprovar no 3º Ano, que é um mito.
O Próprio MEC reconhece o alto índice de reprovação nesta série e o inciso II do Art. 2º da Portaria diz ainda, que é preciso combater a reprovação no 1º e 2º Ano. Em outras palavras, não é probido reprovar coisa nenhuma nestes anos, aliás é um ato de compromisso e responsabilidade com os que não aprenderam os conhecimentos necessários.
O próximo passo agora, será o FNDE publicar Resolução normatizando o repasse de recursos e a adesão, que o blog acredita seja no PAR, com termo de compromisso do executivo.
Confira portaria clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário