Informações educativas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Guaraciaba do Norte passa por sérios problemas financeiros

Está correndo o boato que a Prefeitura de Guaraciaba do Norte, principalmente no setor da educação passa por sérios apertos financeiros, uma vez que instituiu jornada reduzida para os professores de maneira geral sem nenhum planejamento financeiro.

Estão dizendo que até o pessoal lotado na Secretaria de Educação terão que assumir salas de aula para poder o município cumprir a LRF. Diferente do que as pessoas pensam, não basta colocar jornada reduzida, tem que ver o impacto que causa no limite prudencial de 48% de encargos com pessoal exigidos pelo TCM, já que o máximo é 54%.

Muita gente não entende é que mesmo o fundeb dizendo que o mínimo é 60% mas este percentual é do Fundeb e não, do total de receitas da prefeitura, que o máximo é 54%.

Observando Croatá no primeiro quadrimestre de 2015 disponível aqui (p. 20) o gasto foi 49,95% ou seja, passou do limite prudencial de 48%. 

E Guaraciaba, no primeiro quadrimestre foi 56,49% (p. 20) como se pode ver clicando aqui, ou seja, 2,49% a mais do máximo permitido. Levando em conta a queda de recursos de junho a dezembro, para voltar a 54% e compensar este excesso, é preciso fazer mesmo um "enxuga" completo.

Nenhum comentário: