Informações educativas

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

'Clarão' teria sido gerado por foguete

O clarão visto no céu em vários municípios do Ceará, no início da noite de segunda-feira (20), classificado imediatamente como com uma chuva de meteoros gerada por fragmentos do cometa Halley, pode, na verdade, ter sido a reintrodução do corpo de um foguete na Terra.
O argumento dos astrônomos, conforme o professor Dennis Weaver, membro do Casf, é que o clarão foi originado pelo choque do corpo do foguete Ariane 44L R/B, lançado em 2001, com a atmosfera, em seu retorno. De acordo com ele, é normal que alguns anos após o lançamento - o intervalo de tempo varia conforme a órbita - corpos de foguetes e satélites - os chamados lixos espaciais - sejam reintroduzidos no planeta. "Aos poucos, os satélites e outros materiais são atraídos pela Terra e retornam, pois eles têm um tempo de vida útil no espaço".
A claridade é gerada pela desintegração do foguete feito de metal devido à alta temperatura da camada atmosfera. Com o atrito, em mais de 90% dos casos, o corpo do foguete transforma-se em poeira. No mundo inteiro, conforme assegurou o professor, diversas instituições e pesquisadores monitoram, sobretudo através de sites, o cálculo da reintrodução na Terra dos objetos criados pelo homem que estão em órbita no espaço.

Nenhum comentário: