Informações educativas

sexta-feira, 7 de março de 2014

Escola Dom Timóteo em Croatá completa 21 anos nesta terça-feira (11/03). Veja um pouco de sua história




Escola de Educação Básica Dom Timóteo

pavilhão a esquerda de quem entra, sentido depósito: 03 salas lado inferior (12, 13 e 14); 06 salas lado superior (salas 01 a 06)
 A Escola de Educação Básica Dom Timóteo, pertence à rede municipal de ensino criada pelo decreto n° 054/91, situada na rua Manoel Braga n° 769, bairro Caroba, no município de Croatá, o mais novo município da Serra da Ibiapaba. A referida Instituição foi fundada e construída em 1992 em decorrência do crescimento populacional e uma maior demanda de crianças em idade escolar, pelo Sr. José Antônio Rodrigues de Aragão, prefeito na época e inaugurada no dia 11 de Março de 1993 na gestão do Sr. Prefeito Antônio Soares Bernardo e do ex-governador Cyro Ferreira Gomes que esteve presente no evento acompanhado do ex-prefeito José Antônio.
 Foi intitulada Escola de 1° Grau Dom Timóteo, com 08 salas de aula, secretaria, sala dos professores, sala da direção, cantina, depósito, pátio e banheiros masculinos e femininos, para atender inicialmente uma clientela de 400 alunos nos turnos manhã e tarde, estendendo seu funcionamento para o turno noturno em 1997. Em 1996 passou a ser denominada  Escola de 1° e 2° Grau Dom Timóteo, acontecendo também a implantação do programa telensino para o ensino fundamental com todas as salas de aula equipadas com TV e vídeo cassete, um grande avanço para a época.

Pavilhão a esquerda de quem entra, sentido prefeitura: 02 salas lado superior (sala 7 e 8) 03 salas lado inferior (salas 9, 10 e 11)
No ano 1997 passou a ser denominada Escola de Educação Básica Dom Timóteo através da Lei Municipal n° 114/1997 se adequando à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. De 1998 a 2000 a referida escola ofertou o curso de Formação de Professores no Nível Médio, Modalidade Normal, reconhecida pelo parecer 034/98. Ainda em 1998 foi implantado o laboratório de informática com 21 computadores, com instrutor atendendo todas as salas de aula e oferecendo curso para todos os alunos e a toda comunidade croataense, sede e distritos, hoje com computadores mais modernos e acesso a internet. No mesmo ano a escola sediou o curso de Pedagogia em Regime Especial, ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acarau – UVA, a 50 professores da rede pública municipal. Ainda continua acolhendo os cursos que hoje somam cinco turmas de Geografia e História e uma de Química e Biologia.
Pátio coberto
 A escola de Educação Básica Dom Timóteo passou por reformas nos anos de 1999 e 2004, ficando com 14 salas de aula e uma quadra poliesportiva inacabada com projeto para ser concluída em 2012. Atualmente a Escola passa por outra reforma em fase de conclusão com mais três salas de aula, totalizando dezessete salas, uma cantina com refeitório, uma sala multifuncional com banheiro e dois depósitos, mantendo o mesmo padrão inicial. A instituição dispõe de boa infraestrutura de funcionamento em um espaço amplo e arborizado que a torna arejada, um ambiente agradável de conviver. Por ser a maior escola do município e dispor de espaço suficiente e alguns recursos tecnológicos, recebe e acolhe todos os professores da rede municipal em dias de planejamento, formações e outros eventos educacionais.
Entrada da Escola: lado esquerdo - sala de planejamento dos professores; central: acesso as salas de aula e lado direito: secretaria da escola
 O nome de referida escola foi dado em homenagem ao primeiro bispo da Diocese de Tianguá que fora o mesmo que criou a Paróquia de Croatá. A escolha do nome partiu do prefeito da época, Zé Antônio. Francisco Timóteo Nemésio Pereira Cordeiro, conhecido por Frei Timóteo ou Dom Timóteo nasceu em Canindé aos 20 de março de 1928 e ordenou-se padre no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Foi nomeado bispo em 30 de Abril de 1971. Era neto do latifundiário cearense Lindolfo de Lima Pereira e primo do historiador cearense Gustavo Braga. Faleceu em 20 de março de 1990, no dia em que completava 62 anos de idade.
Quadra de esportes que começaram  em 2002 e  em 2013 fizeram esta estrutura, mas nunca terminaram
A instituição Escolar teve como primeira diretora a professora Maria Alcione Fernandes. Professores que deram início ao ano letivo e que se eternizaram na memória dos primeiros alunos foram:
João Anastácio dos Santos(Janjão)
João Bezerra de Sousa
Antônio Luis Sampaio
Zilvanir Ribeiro Nobre
Gracília Nobre
Maria dos Prazeres Holanda
Antônia Monteiro de Assis
Marleuza de Paula Barros 
Maria da Conceição Lima
Cláudio Roberto Nobre
José Antônio Rodrigues de Aragão Filho
Mirian Araujo de Oliveira
Cantina construída em 2011
 Passaram pela direção da escola:
Aurineide Bezerra de Sousa Pontes
Ana Tereza Rodrigues Barbosa
Valdemar Ferreira de Almeida
Vanda Farias Lima
José Antônio de Aragão Filho
Maria Lucilene Veras Farias
Arlindo Rivelino Gomes de Macedo
Núbia Maria Bezerra
Maria Assunção Ribeiro
Maria da Penha do Vale Oliveira
Márcia Luzanira Maciel Lima
Salas construídas em 2011. Salas 14 a 17. Não seguem o padrão da escola

Sala de Informática

Sala de Multimeios

Coordenação de Indisciplina e Sala dos Professores

Sala de planejamento dos professores

Coordenação de Gestão, Secretaria  Escolar e Coordenação Pedagógica

Gerador de eletricidade e Sala da Direção

Placa de Inauguração da escola, em 1993

Dom Timóteo
Por ocasião do aniversário da escola, terça-feira (11/03) será comemorativo. As turmas do 1º ao 5º Ano terá atração com Adriano Brandão, para realização de atividades lúdicas.



Já as turmas do 6º ao 9º Ano participarão de uma gincana estudantil, além de apresentações diversas, maquetes, paródias, encenação, dentre outros. As comemorações acontecerão no turno da tarde.

Orientações - Projeto Político-Pedagógico - Pedagogo Gerson (Bebel)

Nenhum comentário: