Informações educativas

terça-feira, 26 de março de 2013

Prefeitos definem ações de emergência para combater a seca no Ceará em reunião hoje em Fortaleza


Uma reunião de emergência convocada para hoje, às 8h30min, definirá as ações conjuntas que devem ser colocadas em prática pelo governo do Estado e as administrações municipais para garantir qualidade de vida mínima para as populações atingidas. O encontro foi convocado pela Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e acontecerá no auditório da Cogerh, na rua Adualdo Batista, 1550, no Cambeba.
A decisão de realizar o encontro nesta terça-feira nasceu depois de demanda apresentada à entidade pelo governador Cid Gomes (PSB), que na última sexta-feira reuniu o Comitê de Combate à Seca para analisar o cenário, considerado crítico no Ceará. Cid comandou uma reunião que teve a presença, dentre outros, do vice-presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento (PSD), prefeito de Piquet Carneiro.
Há uma grande expectativa em relação às novas providências que o governo federal estaria para anunciar dentro de um esforço de assistência pública às vítimas da estiagem que atinge o Nordeste. Para alguns, a mais grave dos últimos anos, no caso do Ceará, com municípios já apressentando dificuldades para manter normal o abastecimento dágua para consumo humano.
A Aprece espera centralizar os problemas enfrentados pelos municípios e definir as soluções viáveis, permitindo ao governador Cid Gomes apresentar propostas à presidente Dilma Rousseff, que se comprometeu a auxiliar o Ceará no momento de escassez hídrica.
O Governo do Estado decidiu, sexta-feira, apontar como pontos principais a ampliação no abastecimento por carros-pipa, instalação e recuperação de poços, abastecimento de milho e um programa de produção de reserva alimentar animal. A expectativa é de que a presidente Dilma venha ao Ceará, dia 2 de abril, para debater a demanda. (Jornal O Povo)

Nenhum comentário: