Informações educativas

quarta-feira, 20 de março de 2013

Chove em 102 municípios cearenses no dia de São José



São José, o santo padroeiro do Estado, não decepcionou os cearenses no seu dia, 19 de março. Ontem, segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 102 municípios cearenses. Jaguaretama, a 239,1 quilômetros de Fortaleza, foi onde mais choveu. Foram 158 milímetros até as 7 horas da manhã de ontem.
Depois de Jaguaretama, os municípios onde mais choveu foram: Acopiara (92 mm), Cariús (87 mm), Iracema (68 mm), Mombaça (67,1 mm), Farias Brito (66 mm), Icó (65,4 mm), Solonópole (65 mm). Todos os registros são referentes ao período de 7 horas da segunda-feira até as 7 horas de ontem. No boletim de hoje, serão divulgadas as informações sobre as chuvas que ocorreram ao longo do dia de São José, que devem confirmar os registros de boa chuva, informa a Funceme.
No entanto, mesmo com as chuvas de ontem, a Fundação mantém o prognóstico de quadra chuvosa com maior possibilidade de chuvas abaixo da média. Para hoje, a previsão é de céu variando entre parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.
As previsões para o restante da quadra chuvosa não são muito animadores, porque, como explica a Funceme, a zona de convergência intertropical, principal sistema meteorológico causador de chuvas no Ceará durante a estação chuvosa, quase não atuou neste ano no Ceará. As chuvas de ontem, portanto, não são provenientes da atuação deste sistema.
Elas resultam de um sistema secundário conhecido por vórtice ciclônico (que leva a circulação de ventos em altos níveis atmosféricos que causa formação de nuvens de chuva). A tendência é que, nos próximos dias, “este vórtice ciclônico se desintensifique, com chuvas menos intensas, e até o fim de semana volte a ter sol no Ceará”, diz a Funceme. (Jornal O Povo)

Nenhum comentário: