Informações educativas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ramiro descobre que Gerusa está grávida: 'Eu quero esse bisneto é nunca!'

 Madre conta a Coronel que Gerusa está grávida

Assim que descobre a gravidez de Gerusa, a madre superiora chama o coronel Ramiro Bastos para tomar conhecimento da situação: “Depois que o senhor saiu, Gerusa desmaiou. Uma irmã que tem muita experiência - já fez vários partos inclusive - a examinou. Gerusa está grávida”, entrega a irmã.
O coronel é incapaz de acreditar no que escuta: “É ele o pai da criança? Mundinho Falcão? Já não lhe reconheço, Gerusa. Minha neta, que sempre foi meu xodó, deitar mais um homem antes do casamento! Tu, Gerusa, parte meu coração”.
A moça tenta – mais uma vez – convencer o avô a abençoar o casamento: “Meu avô, tudo pode ser consertado. Permita que eu case mais Mundinho. Coloque não as diferenças políticas acima de minha felicidade. Seu bisneto está a caminho”.
Ramiro chora trancado no escritório
Mas parece que nem mesmo a chegada de um herdeiro consegue amaciar o coração de Ramiro e ele nega qualquer possibilidade de reconciliação: “Meu bisneto? Tenho bisneto não! Meu sangue não mistura com o sangue de Mundinho Falcão. Tu pensa que aquele sujeito me afronta diante da cidade toda e ainda casa mais tu? Eu quero esse bisneto é nunca!”.
Para desespero de Gerusa, Ramiro proíbe que a neta receba qualquer visita e manda a irmã entregar o bebê para uma casa de caridade. “Voinho, não! Quero ter minha família! Voinho, misericórdia! Permita não que meu filho viva feito órfão se tem mãe e pai!”, implora a menina.
Mas o coração de Ramiro está em pedaços e não ouve qualquer súplica: “Tire as mãos de mim, Gerusa. Tu foi minha maior decepção. Teu destino está traçado. Nunca mais quero ouvir falar dessa criança”. Sozinho em casa, o coronel não consegue se segurar e chora sozinho, trancado em seu escritório.

Nenhum comentário: