Você odeia quando as pessoas reclamam? Não se preocupe você não é o único. De acordo com a pesquisa norte-americana, ouvir muitas reclamações é ruim para o cérebro em vários fatores.
Os neurocientistas verificaram que ao medir a atividade cerebral, enquanto o cérebro era confrontado com vários estímulos, incluindo uma sessão de reclamações, a atividade cerebral diminuía. Para Trevor Blake, empresário e autor do livro "Three Simple Steps: A Map to Success in Business and Life", o cérebro funciona como um músculo, se você fica muito tempo escutando alguém ser negativo, você está mais propenso a se comportar dessa maneira.
A pesquisa revela ainda que a exposição a 30 minutos de negatividade - incluindo ver um material ruim na televisão - na verdade descasca neurônios no hipocampo, ou seja, o cérebro fica "anestesiado". Se você quer defender o seu cérebro de toda a negatividade, confira algumas estratégias que podem ajudar:
1. Mantenha a distância
Se você tem um colega que reclama muito, não fique perto dele o tempo todo.
Um pouco de distância pode ajudar a minimizar esses sintomas de estresse e infelicidade.
O seu cérebro vai agradecer por ter menos problemas para se preocupar.
2. Tente ajudar
Se você não consegue se distanciar, procure tentar ajudar o seu colega. Analise as possíveis soluções, e auxilie na resolução desses problemas. Isso vai fazer bem para ambas as partes.
3. Bloqueie a negatividade
Quando você está escutando uma reclamação, existem várias formas mentais de bloquear toda a negatividade que você está ouvindo. Imagine lugares bonitos, ou até outras situações para não "somatizar" as reclamações.
Dessa forma, você vai escutar os problemas e não vai absorver em seu cérebro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário