Informações educativas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Andes divulga comunicado rejeitando proposta do governo



Nesta quinta-feira (26) a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), divulgou um comunicado oficial rejeitando a nova proposta do Ministério do Planejamento. De acordo com o sindicato, o texto foi encaminhado às universidades de todo o país, a fim de embasar assembleias que acontecerão entre hoje e segunda-feira (30).

O comando nacional de greve da Andes reuniu-se ontem ainda pela manhã para debater a proposta do governo, e as discussões se estenderam até a madrugada. No documento o sindicato afirma que as alterações nos percentuais de aumento apresentadas pelo Planejamento "foram dirigidas às situações que demonstravam maior perda de valor real até 2015", mas que, mesmo assim, "a maioria dos docentes terá valor real reduzido nos seus salários".

De acordo com a presidenta da Andes, Marinalva Oliveira, os percentuais de reajuste apresentados pelo governo de 25% a 40%, segundo a nova proposta - aparentam ser elevados, mas têm como referência o mês de julho de 2010. "Além disso, a proposta é parcelada em três anos. Se considerada a inflação do período, esses reajustes não cobrem", disse.

A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), sindicato que representa parcela menor da categoria dos docentes, decidiu apoiar a proposta governamental e recomendar o encerramento da greve. Em todo o País, já são 92 instituições sem aulas, sendo 56 universidades, e 34 institutos de educação tecnológicas, no Ceará, estão em greve os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Portal Cearaagora

Nenhum comentário: