Informações educativas

sábado, 9 de junho de 2012

Casos de dengue ainda aumentam no Ceará


O Ceará chegou na 23º semana epidemiológica da dengue no ano de 2012 com o total de 20.551 casos confirmados da doença, além de 43.092 notificações, de acordo com o último boletim semanal apresentado ontem pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Em uma semana, verifica-se o total de 3.278 novas confirmações, mas, apesar de ser um número considerado crescente, o governo do Estado é categórico ao afirmar que o índice de redução da doença permanece.

O recente mapeamento informa, ainda, o registro de 129 casos graves da doença confirmados, sendo 44 da Febre Hemorrágica da Dengue (FDH), e 85 por Dengue por Complicação (DCC). Foi apresentado mais um óbito no Estado, somando, assim, dez casos no total, cinco de cada tipo da doença. Outros 38 óbitos permanecem em investigação, sendo 18 na Capital, e 20 no Interior.

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, afirma que a incidência da doença no Estado permanece em queda, e atribui o os números crescentes às confirmações de casos da doença de semanas epidemiológicas anteriores. "Fortaleza têm 26 mil notificações e, semana a semana, esses casos vão sendo classificados. Dessa forma, esses números são de estoques de casos que são confirmados, em sua maioria, pelo município", frisa.

Conforme o coordenador, já podemos considerar a saída do período de epidemia, e observa-se, inclusive, que em algumas unidades de saúde, como o Hospital São José, e o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), está havendo uma redução significativa no número de casos atendidos. "Outro componente importante para essa queda é a diminuição do período chuvoso. O Mosquito gosta de sol aliado a chuva e umidade do ar. Com a redução das chuvas, diminui a umidade e o processo de reprodução dele", acrescenta.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: