Informações educativas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Croatá: alunos da Escola Dom Timóteo fazem entrevista com Pedagogo na Secretaria de Educação


Aconteceu nesta terça-feira, dia 04 de abril, na Sede da Secretaria de Educação de Croatá, visita dos alunos do 9° Ano da Escola de Educação Básica Dom Timóteo, sob a orientação do Prof. de Língua Portuguesa João Camelo Gomes, com o fim específico de realização de uma entrevista com o Pedagogo da Secretaria, acerca de Unidade Executora, Conselho Escolar,  Abandono Escolar e sua repercussão no IDEB.

Na ocasião, várias informações foram repassadas. Os alunos interrogaram sobre o que seria Unidade Executora. "É um órgão colegiado, formado por pais, professores, direção da Escola, com o fim específico de administrar o Dinheiro Direto na Escola", afirmou o Pedagogo. Ele disse ainda, que tais Unidades Executoras são batizadas em muitos municípios como Associação de Pais e Mestres, Conselho Escolar, Caixa Escolar, dentre outros.
Pedagogo Gerson, Prof. João Nobre e alunos

Os mesmos perguntaram o que seria Conselho Escolar. "É um órgão colegiado formado por representantes de pais de alunos, professores, funcionários da escola e Direção, com o fim de discutir e decidir de forma democrática, os caminhos que todos devem trilhar no interior da instituição escolar para atingir seu objetivo, que é a garantia de aprendizagem efetiva dos alunos", declarou o Pedagogo. Neste sentido, o Conselho Escolar discute normas da instituição, projeto pedagógico, Regimento Escolar, dentre outros.

O Prof. João Camelo, interrogou ainda sobre o IDEB, afim de que seus alunos ficassem informados da importância deste indicador, que dente outros, traduz a qualidade do ensino que a escola deve garantir. No que concerne ao abandono escolar, perguntaram o que era e suas consequências. Foram informados que é simplesmente "o fato do aluno desistir de estudar" e como motivos, tem-se vários, tais como "migração para outros estados a procura de emprego, a falta de valorização da escola por familiares" que infelizmente ainda existe.

Foram informados que Croatá possui abandono escolar no Ensino Fundamental com uma taxa inferior a 1% em função do Programa Agentes Educacionais.

Nenhum comentário: