Informações educativas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Veto a drogas contra obesidade está valendo


Brasília. Desde ontem os remédios a base de femproporex, mazindol e anfepramona, usados no tratamento da obesidade, não podem mais ser comercializados no Brasil. A venda dos chamados anfetamínicos está proibida, conforme decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada em outubro no Diário Oficial da União. Apesar de dois meses de prazo dado pela agência para a retirada dos produtos, algumas farmácias e drogarias continuam com os medicamentos no estoque para a venda.

Riscos
A Anvisa decidiu retirar os medicamentos do mercado em função do risco à saúde dos pacientes. Eles podem causar problemas cardíacos e alterações no sistema nervoso central. A farmácia ou drogaria que descumprir a norma pode sofrer penalidade que vai da advertência à interdição do estabelecimento.

De acordo com a Anvisa, a fiscalização do cumprimento da norma é de responsabilidade dos órgãos estaduais de vigilância sanitária. Caso a agência reguladora receba muitas denúncias sobre o descumprimento da medida, a Anvisa poderá desencadear uma operação para combater a ilegalidade. A agência também proibiu a fabricação e a prescrição médica dos anfetamínicos. A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) foi procurada, mas não se manifestou sobre o assunto.

O banimento desses inibidores de apetite provocou críticas da sociedade médica. Para o Conselho Federal de Medicina (CFM), os anfetamínicos auxiliam no controle da obesidade e, sem eles, as possibilidades de tratamento ficam reduzidas para quem precisa perder peso.

Fonte: DN

Nenhum comentário: