Informações educativas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Urubus aparecem mortos em um terreno, na cidade de Canindé


O dono de uma fazenda na cidade de Canindé, a 120 km de Fortaleza, diz estar preocupado com o aparecimento de urubus e outros animais mortos na propriedade dele. “Há um mês, venho encontrando animais mortos próximo a uma lagoa no terreno. Da primeira vez, vi 40 urubus mortos”, afirma Miguel Augusto, proprietário da Fazenda Carneiro.

Depois de encontrar os primeiros urubus mortos, o fazendeiro passou a observá-los e percebeu que os animais apresentam comportamento estranho antes de morrer. “Os urubus aparentam fraqueza, não conseguem voar e, depois, morrem”, explica. “Os urubus ajudam na decomposição dos animais mortos. Estou muito preocupado porque essas mortes repentinas devem mexer com o ecossistema da região”, afirma.

Augusto foi surpreendido também quando voltou para recolher o corpo dos animais mortos. “Eles somem, como se algum outro animal tivesse levado para comer”, relata. Além dos urubus, o fazendeiro informou também ter encontrado um cachorro e um gavião mortos no mesmo local. “Moro há 16 anos nessa fazenda e é a primeira vez que vejo um negócio desses”, afirma.

Suspeitas
A principal suspeita do fazendeiro é que os animais tenham sofrido algum tipo de envenenamento ou doença. O chefe de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará, Rolfran Ribeiro, diz que a morte repentina desses animais pode estar ligada à lagoa que fica na fazenda. “É comum que se lavem depósitos de agrotóxicos nessas lagoas, o que pode ter gerado a contaminação da água bebida pelos animais”, diz.

A assessoria da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) informou que o órgão não havia sido notificado do caso, mas uma visita à Fazenda Carneiro deve ser agendada ainda nessa semana.De acordo com a Semace, os técnicos devem recolher amostras da água e e do terreno da região para fazer uma análise.

Ipu Notícias

Nenhum comentário: