Informações educativas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

151 cidades reprovam mais de 20% dos alunos


São Paulo. O Brasil tem 151 municípios que reprovam 20% ou mais dos alunos da rede pública ao fim do 1º ano do ensino fundamental. O número representa 2,7% do total de cidades brasileiras. Mesmo assim, especialistas consideram a situação alarmante. Há municípios onde metade das crianças, que nessa época da escolaridade têm cerca de 6 anos, repetem.

Os dados são do Censo Escolar 2010, do Ministério da Educação, e foram mapeados pelo pesquisador e economista Ernesto Martins Faria. Ele considerou as redes de ensino estaduais, municipais e federal.

Nenhum dos 151 municípios é capital de Estado. A maior parte - 81 deles- localiza-se na Região Nordeste, que tem o Estado com maior número de municípios com as altas taxas de reprovação: Piauí, com 39. Nele, encontram-se os índices mais altos do País: Lagoa do Piauí ( 48,4%) e Aroeiras do Itaim ( 47,4%).

No Sudeste, a segunda região com maior número de cidades, 40 municípios reprovam mais de 20% dos estudantes do primeiro ano. O Estado campeão é o Rio de Janeiro, com 31 cidades, incluindo Petrópolis (20,7%) e Paraty (24%). São Paulo tem um município entre os 151: Aramina, a 450 quilômetros da capital, com 26% de reprovação. Algumas prefeituras deram como justificativas para a reprovação a evasão de estudantes e a falta de infraestrutura de escolas rurais.

DN

Nenhum comentário: