Informações educativas

domingo, 9 de outubro de 2011

Ceará poderá ter a primeira beata (Santa) do Nordeste


Benigna Cardoso da Silva foi assassinada aos 13 anos. Agora, diversas pessoas dizem que ela tem o poder de realizar milagres. Por isso, movimento para beatificação da jovem é iniciado no Cariri, com apoio da Igreja Católica. Menina atrai romaria que começa a se tornar importante na região.

Santana do Cariri. Uma menina mártir que se tornou santa para pessoas de uma pequena comunidade de Santana do Cariri. São quase 70 anos de morte de Benigna Cardoso da Silva. Aos 13 anos, foi assassinada por um adolescente no Sítio Oitis, onde morava. Ele se apaixonou pela pequena, que nada queria com ele. Revoltado pela rejeição, desferiu vários golpes de facão e matou a menina franzina, que não teve defesa, tamanha era a sanha do garoto que a perseguia. Benigna tinha ido buscar água na cacimba, como fazia todo fim de tarde. Desde o dia do trágico acontecimento, que os moradores da localidade começaram a alcançar graças e até milagres em nome da jovem martirizada. Tanto que a agora, com apoio da Igreja Católica, é iniciado um movimento em prol da beatificação de Benigna. Ela poderá ser a primeira a ser beatificada no Estado do Ceará.

No próximo dia 24, na passagem dos 70 anos de morte da mártir Benigna, será realizada a 8ª romaria ao local, onde hoje está construído o santuário em seu nome, a 200 metros de onde a adolescente foi assassinada, no Sítio Oitis, no Distrito de Inhumas. A comunidade se mobiliza para o momento, já que no dia estão previstas novidades sobre o processo em andamento. O monsenhor italiano, Vitliano Mattioli, designado pelo bispo dom Fernando Panico, está responsável pelo encaminhamento dos documentos relacionados ao processo. A comunidade se empenhou em prestar esclarecimentos sobre graças alcançadas e resgatar todo o passado da menina, seu comportamento na infância. Para os moradores, ela morreu na defesa da castidade, resistindo ao assédio do seu algoz. Por isso, uma virgem mártir da pureza.

MILAGRES
São mais de dez relatos de milagres.
Um dos milagres narrados diz respeito ao filho de um agricultor da localidade de Brejo Grande, em Santana. Segundo Sandro, o pé da criança chegou a ficar infeccionado por um ano. "O pai recorreu à santa, e conseguiu identificar que havia um pedaço de pau dentro do pé do menino e ele ficou curado", afirma.

 A agricultora Maria de Melo, de 70 anos, mora na comunidade e diz que recorreu à menina Benigna a cura de um filho que tinha sido acidentado em São Paulo e quase perdeu a perna. Foi um drama que trouxe muito sofrimento para a família, e principalmente para ela, que estava em Santana distante do filho, que peregrinava por hospitais para não ter a perna amputada. Venceu a fé de Maria. "Tive muita fé em Benigna e fui valida. Ela é uma santa", acredita.

Nenhum comentário: