Informações educativas

domingo, 29 de maio de 2011

Sobral sedia segunda-feira, 30, II Seminário sobre PNE no Ceará


O município de Sobral, na Região Norte sedia, na próxima segunda-feira, 30/5, às 8h30, na Escola de Artes e Ofícios (ECOA), Seminário do Plano Nacional de Educação (PNE) no Ceará. A ECOA fica na Travessa Adriano Dias, 135, atrás do Restaurante Popular, nas proximidades da Rodoviária de Sobral. O primeiro seminário foi realizado em Fortaleza. Depois de Sobral, Crateús, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Limoeiro do Norte e Quixadá receberão os próximos seminários.

 Por iniciativa do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) e de outros integrantes da Comissão Especial do PNE no Congresso Nacional, estão sendo realizados sete seminários sobre o tema no Estado, visando levar a professores de todas as regiões as discussões sobre o Plano, que estabelece as diretrizes da educação brasileira para os próximos 10 anos.

Os seminários

Os seminários - aos quais se incorpora o movimento “PNE pra Valer”, que congrega entidades educacionais cearenses reunidas em prol de mudanças no novo Plano Nacional de Educação - têm como objetivo divulgar o tema e colher sugestões para a elaboração de emendas a serem apresentadas pelos deputados federais cearenses ao projeto atualmente em tramitação no Congresso Nacional.

“O movimento ‘PNE pra Valer’ tem como meta mobilizar a sociedade para defender a aprovação de mudanças no texto do PNE, para a valorização da educação, dos professores e da qualidade de ensino, nesse projeto que define os rumos das políticas educacionais para os próximos 10 anos”, afirma o deputado Chico Lopes, um dos articuladores da campanha no Ceará.

“Os seminários em Fortaleza, Sobral e nas demais macrorregiões são fundamentais para que os professores de todo o Estado possam se apropriar desse debate, conhecer o novo PNE e dar suas sugestões sobre as diretrizes da educação no decênio 2011-2020”, acrescenta Chico Lopes.

“Os encontros serão abertos à participação de toda a sociedade: professores, gestores, estudantes, pais. Nesse momento, precisamos de ampla mobilização social em torno desse momento decisivo para a educação. Os seminários cumprem também a função de dar divulgação ao PNE”, ressalta o deputado.

As secretarias municipais de Educação e as Credes também participam da organização dos seminários, além de entidades como a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE), o Sindicato Apeoc, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece).

Nenhum comentário: